PLANTAS MEDICINAIS

As plantas consideradas medicinais, contém substâncias bio-ativas com propriedade terapêuticas, profilática e paliativa, conhecidas desde os tempos remotos. Essas plantas são utilizadas pela medicina atual, chamada fitoterápia e suas propriedades são estudadas nos laboratórios farmacêuticos, a fim de isolar as substâncias que lhe conferem propriedades curativas. Muitas destas plantas são venenosas ou tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Toda a planta, mesmo alimentícia, pode ser potencialmente tóxica dependendo da dosagem.

PASSE O CURSOR SOBRE A FOTO PARA LER (NÃO CLIQUE)

TEMÁTICA

As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia). Entretanto, a planta “in natura” ou pré porcessada utilizada pela população sem recomendação médica é uma prática denominada “Medicina Popular” e obviamente tem seus riscos, como a dificuldade em se estabelecer dose, posologia e, em alguns casos, a verdadeira identidade de algumas espécies.

Desta forma, este espaço apresenta o uso das plantas medicinais como alternativa terapêutica e para tanto, deve ser acompanhada por um profissional da saúde.



LED Scroller Generator

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico, apenas informativa. Consulte sempre um profissional da saúde para qualquer tipo de informação.

2 de out. de 2009

BATATA - Solanum tuberosum - Propriedades Medicinais - 46






Batata cortada


BATATA
FAMÍLIA: Solanáceas
NOME CIENTÍFICO: Solanum tuberosum
NOME POPULAR: Batata, batatinha, batata-inglesa
PARTE USADA:Tubérculos
PRINCÍPIO ATIVO
Sais minerais, niacina, fósforo e carboidratos complexos. É também fonte das vitaminas B1, B2, B6 e C.
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
Auxilia no combate à tosse (xarope de batata), na cura à dor de estômago (batata ralada e coada), na eliminação de dor de cabeça e irritações na pele (aplica-se rodelas de batata crua no local) e previne cãibras, por ser um alimento rico em potássio.
Contém inibidores de células anticancerígenas. Devido ao seu alto teor de potássio, ajuda a prevenir a pressão alta e derrames.
INDICAÇÃO
Em dietas alimentares é recomendada na substituição do arroz por possuir menor valor calórico e não perder em proteínas, vitaminas e sais minerais.

DESCRIÇÃO BOTÂNICA
Nativa dos Andes e de ilhas chilenas, a batata já era cultivada no Peru, Bolívia e Equador antes de ser conhecida pelos conquistadores espanhóis. Introduzida na Europa no século XVI, tornou-se base da alimentação em muitos países, como a Irlanda, devido a sua resistência quando armazenada no inverno.
Ciclo botânico
A batata (Solanum tuberosum), conhecida também como batata-inglesa, é uma planta herbácea da família das solanáceas, a mesma do tabaco, do pimentão e do tomate. Sua altura máxima oscila em torno de um metro. As folhas são compostas, integradas por três ou quatro pares de folíolos, e as flores, reunidas em cachos, podem ser brancas, roxas ou lilases.
Batata colhida
Os tubérculos comestíveis são formados por extensões subterrâneas do caule, mantendo-se ligados ao todo por cordões chamados estolhos. Na superfície dos tubérculos, que constituem uma reserva alimentar para a própria planta, notam-se as depressões ou olhos dos quais se originarão novos brotos. Tais tubérculos estão entre os mais importantes alimentos produtores de amido.
As flores são hermafroditas, reunidas em inflorescências tipo cimeira na extremidade do caule. Apresentam coloração branca, rosa ou arroxeada.
Flores e folhagem
ORIGEM: Nos Andes, na divisa entre o Peru e a Bolívia
COMPOSIÇÃO
VitaminaMg / 100gRetinol3,6 - 7,1Ac. Ascórbico22,6 - 36,1Tiamina, B160,0 - 99,3Riboflavina, B231,1 - 78,0Niacina1180,0 - 2133,3Piridoxina, B6123,3 - 241,3Ac. Fólico9,1 - 21,7
Componentes(Mg / 100g)Componentes(P. P. .M.)
P43 - 605Br4,8 - 8,5
Ca10 - 120B4,5 - 8,6
Mg46 - 216I0,5 - 3,87
Na0 - 332Litraços
K1394 - 2825As0,35
Fe3 - 18,5Co0,07
S43 - 423Ni0,26
Cl45 - 805Mo0,26
Zn1,7 - 2,2
Cu0,6 - 2,8
Si5,1 - 17,3
Mn0,18 - 8,5
Al0,2 - 3,54

Fonte: SMITH, O. Potatoes: producing, storing, processing.
Composição
Uma batata de 150 g contém:
Energia150 cal
Proteínas3,7 g
Lipídios (gordura)0 g
Carboidratos23 g
Fibras27 g
Sódio5 mg
Potássio729 mg
RECOMENDAÇÕES
A vitamina B1 estimula o apetite e é fundamental para o crescimento. Já a vitamina B2 garante a vitalidade da pele e combate infecções.
A vitamina B6 pode amenizar sintomas da depressão, insônia e até da tensão pré menstrual (TPM).
O potássio contribui para a manutenção da concentração de líquido nas células e auxilia o bom funcionamento da pressão arterial sistêmica.
VALOR CALÓRICO
100 gramas de batata inglesa cozida fornecem 85,3 calorias.

Fonte: www.ceagesp.gov.br
www.agrov.com
www.jornalentreposto.com.br
portalsaofrancisco.com.br
Formatação e pesquisa:HRubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário