PLANTAS MEDICINAIS

As plantas consideradas medicinais, contém substâncias bio-ativas com propriedade terapêuticas, profilática e paliativa, conhecidas desde os tempos remotos. Essas plantas são utilizadas pela medicina atual, chamada fitoterápia e suas propriedades são estudadas nos laboratórios farmacêuticos, a fim de isolar as substâncias que lhe conferem propriedades curativas. Muitas destas plantas são venenosas ou tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Toda a planta, mesmo alimentícia, pode ser potencialmente tóxica dependendo da dosagem.

PASSE O CURSOR SOBRE A FOTO PARA LER (NÃO CLIQUE)

TEMÁTICA

As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia). Entretanto, a planta “in natura” ou pré porcessada utilizada pela população sem recomendação médica é uma prática denominada “Medicina Popular” e obviamente tem seus riscos, como a dificuldade em se estabelecer dose, posologia e, em alguns casos, a verdadeira identidade de algumas espécies.

Desta forma, este espaço apresenta o uso das plantas medicinais como alternativa terapêutica e para tanto, deve ser acompanhada por um profissional da saúde.



LED Scroller Generator

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico, apenas informativa. Consulte sempre um profissional da saúde para qualquer tipo de informação.

29 de out. de 2009

REPOLHO - Brassica oleracea variedade capitata - 61


Repolho branco

Repolho roxo


REPOLHO
FAMÍLIA: Brassicáceas (sinônimo: Crucíferas)
NOME CIENTÍFICO: Brassica oleracea variedade capitata
NOME POPULAR: repolho, cabbage (inglês)
PARTE USADA:Folhas
PRINCÍPIO ATIVO
Indois e vitaminas
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
Contém antioxidantes e substâncias (indóis) que melhoram a resistência contra doenças. Ajuda no tratamento da úlcera péptica, além de diminuir o risco de doenças do coração, derrame e de câncer.
INDICAÇÃO
*Esta hortaliça é uma ótima fonte de vitaminas A e C.
*A vitamina A é indispensável à boa visão, pele e mucosas, auxilia no crescimento e formação dos dentes e, evita infecções.
*A vitamina C, por sua vez, é necessária ao desenvolvimento dos ossos e dentes e aumenta a resistência dos tecidos e dos vasos sanguíneos. Também age contra as infecções, hemorragias e o envelhecimento precoce, mas é conhecida, principalmente, por combater gripes e resfriados e outras doenças mais sérias, como a pneumonia e a anemia secundária.
*O repolho branco é depurativo do sangue, estimulante da digestão, auxilia no combate à tuberculose e, também, em todos os casos de cansaço físico. Deve ser comido cru e bem mastigado.
*Em cataplasma as folhas de repolho são excelentes para dissolver furúnculos.
*O repolho roxo, por sua vez, tem propriedades estimulantes na produção de hormônios e auxilia na queima das gorduras.
Repolho e raiz
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
As plantas são herbáceas, anuais, de baixo porte, folhas de tamanho médio a grande, arrendondadas e cerosas. A medida que as plantas se desenvolvem, as folhas se concentram, superpõem e formam as “cabeças”. Dependendo de variedades ou híbridos, as cabeças podem ser de tamanho grande, médio ou pequeno, de forma achatada (mais predominante no comércio brasileiro), redonda, pontuda ou coração-de-boi, e de cores verdes ou roxas. A colheita é feita quando as cabeças apresentarem bem firmes ao pressionar com os dedos. Para a produção comercial, as flores não têm nenhuma importância, a não ser para melhoristas de plantas e para produtores de sementes.
ORIGEM
Costa do Mediterrâneo, Ásia Menor e Costa Ocidental Européia
Repolho em formação
COMPOSIÇÃO
100 g contêm, em média:
Macrocomponentes
Glicídios (g)............................................. 4
Proteínas (g) ...........................................1
Lipídios (g).............................................. 0
Fibras alimentares (g)........................... 3
Vitaminas
Vitamina A1 (mg)............................... 15
Vitamina B1 (mg)................................ 50
Vitamina B2 (mg)................................ 30
Vitamina B3 (mg).................................. 0
Vitamina C (mg) ..................................57
Minerais
Sódio (mg)............................................. 10
Potássio (mg)...................................... 250
Cálcio (mg)............................................ 52
Fósforo (mg)......................................... 36
Ferro (mg).............................................. 0
Conteúdo energético (kcal) 24

RECOMENDAÇÕES
*Ao comprar repolho inteiro dê preferência ao que estiver bem pesado e firme. Sua parte central externa (cabo) deve ser firme e clara, pois estando mole e escura indica que o repolho está velho. Caso se queira comprar cortado em tirinhas, deve-se preferir o que for cortado na hora, para que se possa verificar sua qualidade.
*Quando o repolho não for utilizado totalmente, deve-se retirar apenas as folhas superiores, evitando-se cortá-lo ao meio, o que faz com que se estrague mais depressa.
*Qualquer tipo de repolho (branco ou roxo) combina bem com cebola, cenoura, pepino e pimentão cortados em quadradinhos e temperados a gosto, acompanhando carnes.
*O repolho pode ser conservado em geladeira por 15 dias e seu período de safra é de setembro a abril.
Fontes
saudealternativa.org
www.iac.sp.gov.br
ceasacampinas.com.br
portalsaofrancisco.com.br
Formatação e pesquisa:HRubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário