PLANTAS MEDICINAIS

As plantas consideradas medicinais, contém substâncias bio-ativas com propriedade terapêuticas, profilática e paliativa, conhecidas desde os tempos remotos. Essas plantas são utilizadas pela medicina atual, chamada fitoterápia e suas propriedades são estudadas nos laboratórios farmacêuticos, a fim de isolar as substâncias que lhe conferem propriedades curativas. Muitas destas plantas são venenosas ou tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Toda a planta, mesmo alimentícia, pode ser potencialmente tóxica dependendo da dosagem.

PASSE O CURSOR SOBRE A FOTO PARA LER (NÃO CLIQUE)

TEMÁTICA

As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia). Entretanto, a planta “in natura” ou pré porcessada utilizada pela população sem recomendação médica é uma prática denominada “Medicina Popular” e obviamente tem seus riscos, como a dificuldade em se estabelecer dose, posologia e, em alguns casos, a verdadeira identidade de algumas espécies.

Desta forma, este espaço apresenta o uso das plantas medicinais como alternativa terapêutica e para tanto, deve ser acompanhada por um profissional da saúde.



LED Scroller Generator

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico, apenas informativa. Consulte sempre um profissional da saúde para qualquer tipo de informação.

12 de mai. de 2012

Importância dos sucos na nutrição infantil

Por serem ricos em sais minerais, vitaminas e possuirem açúcares de fácil absorção, os sucos naturais são considerados como um ótimo aliado da boa nutrição infantil. Os sucos consistem em ricas fontes de fibras alimentares. A utilização dos sucos de frutas pode garantir o acesso a minerais, vitaminas e fibras, vitais para o desenvolvimento saudável das crianças. Mas deve sempre ser preferido o suco não processado, pois, além de perderem vários nutrientes, os sucos industrializados são ricos em calorias e contêm conservantes e corantes artificiais, que podem causar alergias, gastrite e outras doenças. Outro aspecto importante é que a ingestão dos sucos de frutasdeve ocorrem em, no máximo, 30 minutos depois de serem preparados, para que ele não oxide e perca parte de suas propriedades nutritivas. Especialistas ressaltam a importância de fornecer sucos às crianças desde antes do primeiro ano de idade, para que elas se acostumem com os sabores das frutas, passando a dar preferência aos sucos em lugar de refrigerantes, que podem ser nocivos à saúde infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário