PLANTAS MEDICINAIS

As plantas consideradas medicinais, contém substâncias bio-ativas com propriedade terapêuticas, profilática e paliativa, conhecidas desde os tempos remotos. Essas plantas são utilizadas pela medicina atual, chamada fitoterápia e suas propriedades são estudadas nos laboratórios farmacêuticos, a fim de isolar as substâncias que lhe conferem propriedades curativas. Muitas destas plantas são venenosas ou tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Toda a planta, mesmo alimentícia, pode ser potencialmente tóxica dependendo da dosagem.

PASSE O CURSOR SOBRE A FOTO PARA LER (NÃO CLIQUE)

TEMÁTICA

As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia). Entretanto, a planta “in natura” ou pré porcessada utilizada pela população sem recomendação médica é uma prática denominada “Medicina Popular” e obviamente tem seus riscos, como a dificuldade em se estabelecer dose, posologia e, em alguns casos, a verdadeira identidade de algumas espécies.

Desta forma, este espaço apresenta o uso das plantas medicinais como alternativa terapêutica e para tanto, deve ser acompanhada por um profissional da saúde.



LED Scroller Generator

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico, apenas informativa. Consulte sempre um profissional da saúde para qualquer tipo de informação.

5 de jun. de 2014

CAFÉ - Coffea arabica L - Proriedades medicinais - 118






Plantação





FAMILIA
Rubiaceae

NOME CIENTÍFICO
Coffea arabica L

NOME POPULAR
Cafeeiro, Café . Outros países: Port .: cafeeiro; Esp .: cafeto, café; Fr .: caféier, café; Ing .: coffe tree.

PARTE USADA
Sementes

PRINCÍPIO ATIVO
Cafeína, óleo essencial.

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
Estimulante do sistema nervoso, do aparelho circulatório, aumenta secreção de sucos gástricos.

INDICAÇÕES
O emprego medicinal do café excepcionalmente justifica-se desde que não haja outros tratamentos com menos efeitos secundários: Intoxicação alcoólica aguda, onde o café pode neutralizar os efeitos depressivos do álcool Desmaio, desfalecimento por esgotamento físico e fadiga (infusão dos grãos verdes ou torrados) cefaléia, enxaqueca, congestão cerebral por gripe ou afecções catarrais, febre, também em infusão

COMPOSIÇÃO QUÍMICA
 A composição química do café inclui, além da famosa cafeína, outras substâncias cujos efeitos foram temas de inúmeras pesquisas., contem as lactonas que possuem ação sobre o sistema nervoso central.
 Outros componentes são a celulose, que estimula os intestinos; os minerais, importantes para o metabolismo; os açúcares e o tanino, que contribuem para o sabor; e os lipídeos, que dão aquele aroma especial.

DESCRIÇÃO BOTÂNICA
Arbusto de até 4 m de altura, caule reto de casca cinzenta e rugosa. Copa cônica com ramos laterais pendentes. Folhas onduladas nos bordos e de coloração verde-acinzentada quando jovens, verde-brilhante posteriormente. Flores brancas aglomeradas ao longo dos ramos, aromáticas e atrativas para abelhas.

Fruto fruto em forma ovoide, é uma drupa elipsoidal de coloração verdes passando a vermelho e tornando-se preto de acordo com as fases de maturação. Casca lisa e brilhante, contendo sementes de coloração acinzentada, branco-amarelada ou amarelo- esverdeada, envoltas por polpa branca, adocicada.

Flores brancas, aromáticas, reunidas em número de 2 a 6, formando glomérulos situados na axila das folhas. As flores normais do cafeeiro abrem-se nas primeiras horas da manhã e permanecem abertas durante todo o dia.

ORIGEM
Africa

CURIOSIDADES HISTÓRICAS 
-História do café
A história do café é marcada por interessantes acasos e coincidências. Sua origem é estimada em cerca de mil anos e está associada aos árabes, que primeiro cultivaram a fruta. A região de Kafa, no Oriente Médio, parece ser o berço do café , tendo inclusive emprestado seu nome à bebida. Mas interessante mesmo são os primeiros registros acerca do café , nos quais podemos perceber como a observação dos animais inspira nosso cotidiano. Café Tudo começou na Etiópia, quando um pastor percebeu que suas cabritas gostavam de comer certo fruto pequenino, vermelho e arredondado. Estas mesmas cabritas se mostravam mais espertas e resistentes depois de comê-lo. Quando o pastor resolveu experimentar as frutas (esmagou-as com manteiga e fez uma pasta), conheceu os efeitos estimulantes do café . A versão bebida, porém, vem dos árabes. Isto foi no século XV. Com o passar do tempo, o café seria não só saboreado, como estudado em seus efeitos estimulantes e revigorantes. Através do comércio dos árabes com os europeus, o consumo do café foi se ampliando e, com as grandes navegações, chegou às Américas Central e do Sul.

-No Brasil
O café chegou em 1727, pelas mãos de Francisco de Melo Palheta, sargento-mor do exército. Durante uma missão oficial na Guiana Francesa, foi convidado a percorrer plantações de café. Na volta, trouxe sementes e mudas que foram plantadas em Belém, onde morava. Em 1731, o Brasil, através do Maranhão e do Pará, já exportava café para Portugal. A partir de 1760, o café chegou também ao Rio de Janeiro, capital do Brasil Colonial, e de lá se espalhou para o Espírito Santo, São Paulo e Paraná. Em 1800, o Triângulo Mineiro também já possuía cafezais. Após a Proclamação da República, em 1889, o Brasil já produzia 5.586 mil sacas de 60kg de café . O chamado "ouro verde" tornou o país, já nessa época, o maior produtor mundial do fruto. Durante muito tempo, o café permaneceu como o maior produto da economia brasileira e ditou os rumos políticos do país. Hoje, o país possui torrefadoras que estão entre as maiores e mais modernas do mundo.

MODO DE USAR
Depois de colhidos os grãos são secos.  A próxima etapa é a retirada de cascas e impurezas, logo depois será torrado e moído
Grãos com casca
Grãos torrados


CONTRA INDICAÇÕES.
Seu uso habitual está relacionado com o câncer da bexiga, do pâncreas, do cólon e com o aumento do colesterol do sangue.
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales
www.mogyana.com.br
www.cantoverde.org
 www.ibge.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário