PLANTAS MEDICINAIS

As plantas consideradas medicinais, contém substâncias bio-ativas com propriedade terapêuticas, profilática e paliativa, conhecidas desde os tempos remotos. Essas plantas são utilizadas pela medicina atual, chamada fitoterápia e suas propriedades são estudadas nos laboratórios farmacêuticos, a fim de isolar as substâncias que lhe conferem propriedades curativas. Muitas destas plantas são venenosas ou tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Toda a planta, mesmo alimentícia, pode ser potencialmente tóxica dependendo da dosagem.

PASSE O CURSOR SOBRE A FOTO PARA LER (NÃO CLIQUE)

TEMÁTICA

As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia). Entretanto, a planta “in natura” ou pré porcessada utilizada pela população sem recomendação médica é uma prática denominada “Medicina Popular” e obviamente tem seus riscos, como a dificuldade em se estabelecer dose, posologia e, em alguns casos, a verdadeira identidade de algumas espécies.

Desta forma, este espaço apresenta o uso das plantas medicinais como alternativa terapêutica e para tanto, deve ser acompanhada por um profissional da saúde.



LED Scroller Generator

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico, apenas informativa. Consulte sempre um profissional da saúde para qualquer tipo de informação.

23 de jul. de 2009

ABACATE - Persea americana Mill - Propriedades Medicinais - 15


Flor

Abacate


Fruto na árvore

Abacateiro
ABACATE
FAMÍLIA: Lauraceae
NOME CIENTÍFICO: Persea americana Mill.
NOME POPULAR: abacateiro, abacado, loiro-abacate elouro-abacate , pêra-abacate
PARTE USADA: Folhas, fluto, semente e casca.
PRINCÍPIO ATIVO
Princípio Ativo : óleo essencial com metilchavicol, minerais, proteínas, vitaminas A, B1, B2, C, D, E, material graxo e carboidratos. Dentre eles taniinos, metil-eugenol, dopamina, esparagina,, ácidos málico e acético.
INDICAÇÃO
É diurético, antianêmico, digestivo, colagogo e anti-helmíntico. É utilizado, também, para eliminar a caspa, detem a progressão da calvície, fortalecendo e suavizando o cabelo.Hepatite, Infecção renal, Infecções da Bexiga, Cefaléia, Diurético, combate o reumatismo, o colesterol, a diarréia, abcessos e o ácido úrico. Base de remédios que combatem a uremia, bromquite e também a tuberculose. O caroço deprovido de albúmem, serve para tônico do couro cabeludo porque destroi a eczema.

DESCRIÇÃO BOTÂNICA
É uma árvore de grande porte, de crescimento rápido, ultrapassando os 30 metros de altura, nativa da América Central e México. Possui folhas coriáceas, lanceoladas e lustrosas e flores pequenas (5 a 10 mm de diâmetro) de um verde esbranquiçado. Os frutos são bagas ovóides ou piriformes (em forma de pera), de casca verde-escuro e polpa cremosa, adocicada, rica em gordura, de cor verde-clara ou amarelada, com uma única semente grande esférica, de 3 a 5 cm de diâmetro. Os frutos das plantas selvagens são pequenos, mas as variedades cultivares apresentam frutos de dimensão considerável (7 a 20 cm de comprimento e pesam de 100 a 1000 g). Esta planta prefere solos férteis e úmidos, e clima ameno a quente, de modo que prefere climas tropicais ou subtropicais. Flores pequenas e de coloração branco-esverdeadas, possui odor acentuado e característico e por isso são atrativas para abelhas. O abacate vem da palavra asteca awakatl, nome da planta na língua natural dos mexicanos.
ORIGEM :México e América Central
100 g contêm, em média:
Macrocomponentes
Glicídios (g)
4
Glicídios (g)
6
Proteínas (g)
1
Lipídios (g)
16
Fibras alimentares (g)
1
Vitaminas
Vitamina A1 (mg)
20
Vitamina B1 (mg)
70
Vitamina B2 (mg)
100
Vitamina B3 (mg)
0
Vitamina C (mg)
10
Minerais
Sódio (mg)
46
Potássio (mg)
347
Cálcio (mg)
13
Fósforo (mg)
47
Ferro (mg)
0
Conteúdo energético (kcal)
176

USO E FORMA DE PRAPARO
Uso interno e externo, utilização cosmética.
FRUTO
>O fruto do abacate é inteiramente comestíve . Na Infusão :colocar 1 colher de sopa de folhas picadas para 1 litro de água e tomar 3 chicaras por dia. O chá deve estar morno.
ÓLEO
>Óleos: Do abacate obtém-se um óleo muito bom para combater o reumatismo e a gota. Friccionam-se as partes afetadas e doloridas.
>O mesmo óleo se emprega contra a formação de caspas e a queda de cabelo. Fazem-se fricções no couro cabeludo. Estas aplicações, segundo conceito empírico, fazem crescer o cabelo.
FOLHAS E BROTOS
>Usados em chá tem ação diurética, carminativae, emenagogos.
>Mastigam-se folhas frescas para curar as afecções da boca, as estomatites, as supurações, e para fortificar as gengivas e os dentes.
CHÁ DE FOLHAS
>O chá das folhas se emprega com bons resultados nos seguintes casos: afecções da garganta, bronquite, catarros, cansaço, debilidade do estômago, diarréia, disenteria, dispepsia atônica, doenças dos rins, indisposição para o trabalho, rouquidão, supurações, tosse, etc.
> Para aliviar nevralgias e dores de cabeça, aplicam-se compressas quentes com o chá das folhas à cabeça.
CHÁ DE FLORES
O chá de flores são emenagogas (provoca e restabelece a menstruação)
CAROÇO
>Com cataplasma de caroço tostado e moído, favorece-se a cura das inflamações dos dedos.
>O chá do cozimento dos caroços é usado para combater os eczemas do couro cabeludo.
>O caroço tostado e moído bem fino combate à diarréia e a disenteria. Tomam-se duas colherinhas do pó dissolvido em uma xícara de água morna.
CASCA
A casca esmiuçada é indicada para combater vermes intestinais.
COSMÉTICA
É também um bom cosmético: conserva a beleza da pele e do cabelo.
MODO DE USAR
*Afta - Mastigar folhas tenras de abacateiro. Bem lavadas.
*Amidalite-Gargarejo com o chá das folhas do abacateiro.Combinar com chá de tanchagem para maximizar o efeito.
*Bronquite-Chá morno das folhas do abacateiro.O efeito é melhor quando se torna esse chá às colheradas misturado com própolis e chá de guaco.Duas a quatro xícaras por dia.
*Cansaço-Afirma-se que a folha do abacateiro contém propriedades revitalizantes.Usar esporadicamente o chá juntamente com limão e mel.
*Diarréia-Caroço tostado e moído bem fino. Dissolver duas colherinhas deste pó em uma xícara de água morna. O efeito é mais potente se, em lugar de água,for utilizado o decocto dos brotos da goiabeira.
*Distúrbios da Digestão-Recomenda-se o chá das folhas do abacateiro para a dispepsia atônica.
*Dor-de –cabeça-Compressas mornas com o chá das folhas à cabeça. Convém também tomar este chá.
*Tosse-Chá das folhas do abacateiro, morno, com mel, tomado aos goles.
*Verminoses-Lavar e moer bem a casca de abacate, e misturar em partes iguais com casca de limão ralado;acrescentar mel e tomar em jejum uma colher de sopa.
Dosagem : O fruto do abacate é inteiramente comestível. Infusão colocar 1 colher de sopa de folhas picadas para 1 litro de água e tomar 3 chicaras por dia. O chá deve estar morno. Cataplasma - usar as sementes.
Contra-indiciações : Não indicado para quem faz regime de emagrecimento ou manutenção de peso. Por ser muito calórico e gorduroso,
PRECAUÇÕES
110g = 200 calorias
Tem mais gordura do que qualquer outra fruta, tornando o seu consumo contra-indicado para regimes de emagrecimento, ou de manutenção de peso. Porém, sua gordura é facilmente assimilada pelo organismo, podendo assim fazer parte da dieta de pessoas que têm problemas digestivos
Fontes
http://celtic.bighost.com.br
http://celtic.bighost.com.br
Portalsaofrancisco.com.br
www.portalnatural.com.br
www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br
educar.sc.usp.br
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário