PLANTAS MEDICINAIS

As plantas consideradas medicinais, contém substâncias bio-ativas com propriedade terapêuticas, profilática e paliativa, conhecidas desde os tempos remotos. Essas plantas são utilizadas pela medicina atual, chamada fitoterápia e suas propriedades são estudadas nos laboratórios farmacêuticos, a fim de isolar as substâncias que lhe conferem propriedades curativas. Muitas destas plantas são venenosas ou tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Toda a planta, mesmo alimentícia, pode ser potencialmente tóxica dependendo da dosagem.

PASSE O CURSOR SOBRE A FOTO PARA LER (NÃO CLIQUE)

TEMÁTICA

As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia). Entretanto, a planta “in natura” ou pré porcessada utilizada pela população sem recomendação médica é uma prática denominada “Medicina Popular” e obviamente tem seus riscos, como a dificuldade em se estabelecer dose, posologia e, em alguns casos, a verdadeira identidade de algumas espécies.

Desta forma, este espaço apresenta o uso das plantas medicinais como alternativa terapêutica e para tanto, deve ser acompanhada por um profissional da saúde.



LED Scroller Generator

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico, apenas informativa. Consulte sempre um profissional da saúde para qualquer tipo de informação.

11 de jul de 2009

ALFACE - Lactuca sativa -Propriedades Medicinais - 06





Alface

Plantação de alface em estufa

Plantação de alface
ALFACE
FAMÍLIA: Asteraceae
NOME CIENTÍFICO: Lactuca sativa
NOME POPULAR: Alface, Alface-comum ou Leituca.
PARTE USADA: Folhas e talos
PRINCÍPIO ATIVO
Óleo essencial, albuminas, vitaminas A e C e minerais cálcio Ca, fósforo P e ferro Fé.
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
Laxante, Diurética, Calmante, Mineralizante, Vitaminizante, Analgésico, Anti-inflamatória, Anti-hemorróidica e Eupéptica.
INDICAÇÃO E MODO DE USAR
1.FOLHAS
Chá:Na proporção de 100 g de folhas para 1 litro de água e ingerir 3 xícaras diariamente ou através de saladas consumidas diariamente. Combate: Arteriosclerose, nefrite, uretrite, hemorróidas, gastralgias, bronquite, artrite, gota, acidose, eczemas, diabetes, bócios e varizes.
2.TALOS
Cozinhar 50 g de talos para 1 litro de água filtrada, tomar 1 xícara antes de dormir. Combate a insônia, palpitações, gripe, reumatismo, irritabilidade, tosses
3.FOLHAS E TALOS
Adicionar 2 cabeças de alfaces com os talos, em 1 litro de água filtrada fervente, até que a água se rezuda na evaporação na metade do seu volume inicial, e adoçar com mel. Tomar 1 xícara 4 vezes diários. Indicado para bronquite com tosse e secreção
4.SUCO FRESCO
Tomar uma xícara 3 a 4 vezes diariamente, obtém-se também bons resultados.
5.USO EXTERNO
Folhas aquecidas em água quente numa temperatura suportável, e aplicar duas ou mais vezes ao dia nas regiões inflamadas ou com edema
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
A alface é uma hortaliça anual de seiva leitosa, em geral apresentam folhas macias, grandes, de sabor suave e refrescante, que crescem em volta do caule pequeno (em roseta), podendo ser lisas ou crespas, formando ou não uma cabeça e podem apresentar diversas tonalidades de verde e roxo-bronzeado. Seu sistema radicular é delicado, muito ramificado e superficial. A floração ocorre no verão, estimulada pelos dias longos. Os frutos da alface são do tipo aquênio e se apresentam pontiagudos, de formato oval, elíptico ou espatulado com estrias longitudinais na superfície e comprimento variável de 2 a 5 mm.
ORIGEM: Asiática, mas segundo pequisas. essa verdura foi utilizadas por egípcios , gregos e romanos no leste do Mediterrâneo.
TIPOS DE ALFACES
Alface romama
Alface mimosa
Alface americana
Alface crespa
Alface lisa
COMPOSIÇÃO
composição por 100g
Calorias.......................14kcal
Glicídios.......................2g
Proteínas.......................2g
Lipídios..........................0,2g
Cálcio............................28mg
Fósforo..........................26mg
Ferro............................0,6mg
Sódio...............................4mg
Potássio.........................349mg
Fibras...........................o,7mg


Fonte: www.horti.com.br
Jardineiro.net
Portalsaofrancisco.com
www.riototal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário