PLANTAS MEDICINAIS

As plantas consideradas medicinais, contém substâncias bio-ativas com propriedade terapêuticas, profilática e paliativa, conhecidas desde os tempos remotos. Essas plantas são utilizadas pela medicina atual, chamada fitoterápia e suas propriedades são estudadas nos laboratórios farmacêuticos, a fim de isolar as substâncias que lhe conferem propriedades curativas. Muitas destas plantas são venenosas ou tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Toda a planta, mesmo alimentícia, pode ser potencialmente tóxica dependendo da dosagem.

PASSE O CURSOR SOBRE A FOTO PARA LER (NÃO CLIQUE)

TEMÁTICA

As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia). Entretanto, a planta “in natura” ou pré porcessada utilizada pela população sem recomendação médica é uma prática denominada “Medicina Popular” e obviamente tem seus riscos, como a dificuldade em se estabelecer dose, posologia e, em alguns casos, a verdadeira identidade de algumas espécies.

Desta forma, este espaço apresenta o uso das plantas medicinais como alternativa terapêutica e para tanto, deve ser acompanhada por um profissional da saúde.



LED Scroller Generator

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico, apenas informativa. Consulte sempre um profissional da saúde para qualquer tipo de informação.

20 de jul. de 2009

MELÃO - Cucumis melo L - Propriedades Medicinais - 13





Flor do melão

Fruto cortado

Fruto

Fruto amadurecendo

Plantação (folhagem e fruto)

Colheita
MELÃO
FAMÍLIA: Cucurbitaceae
NOME CIENTÍFICO: Cucumis melo L.
NOME POPULAR: , meloeiro, melão
PARTE USADA: Frutos e sementes
PRINCÍPIO ATIVO
Fonte de vitamina A e C, potássio e pectina, codisterol, avenasterol ,clerosterol ,isofurosterol, estigmasterol, sitosterol. Nas sememtes: lisina, histidina, triptofano, cistina, globulina cristalina semelhante à isolada de Curcubita máxima. O óleo da semente possui os ácidos graxos mirístico 2%, palmítico 3,2% esteárico 5,4%, oléico 32,7%, linoléico 55,2%, araquídico 0,9%.
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
Ajuda a tratar de: Anemias, cansaço físico e mental, contusões, debilidade orgânica, eliminação de toxinas, inflamações nas pálpebras, intestino preguiçoso, ressecamento da pele. É calmante e diurético.
INDICAÇÃO E MODODE USAR
>Obesidade: o melão maduro é tido como calmante, refrescante, alcalinizante, mineralizante, oxidante, diurético, laxante, emoliente.
>Doenças reumáticas:Gota, o reumatismo, o artritismo.
>Afecções renais: a litíase renal, a nefrite, a cistite, a leucorréia, a uretrite.
>Blenorragia (auxiliar)
>Doenças intstinais: a colite, a atonia intestinal, a prisão de ventre
Sementes
>Desinteria: Triturar as sementes em água e um pouco de mel. Coar. Tomar morno e bem diluído, 3 xícaras por dia.
>Tenífugas: Uma colher de sopa de sementes devem ser bem mastigadas, pela manhã, em jejum, e uma hora depois toma-se um purgante. Expulsa as tênias
>Antiinflamatório: Trituradas e preparadas em forma de orchatas, (emulsão de sementes descascadas, amassadas e acrescidas de açúcar) as sementes têm indicação nas inflamações do estômago, do fígado e do baço, nas disenterias, nos estados febris, nas inflamações das vias urinárias e na falta de apetite.
>Inapetência: Triturar as sementes em água e mel (no liquidificador). Coar e tomar bem diluído, duas horas e meia antes da refeição.
>O suco de melão é indicado no tratamento da febre tifóide e é útil contra as mucosidades da garganta, do esôfago e do estômago, e contra a acidose.

DESCRIÇÃO BOTÂNICA
O melão, originário da Ásia, é a fruta do meloeiro, planta rasteira e herbácea, da família da abóbora e da melancia, de caule angulosos. Com folhas grandes, divididas em 3 a 7 lobos com pilosidade de textura aveludada.. O fruto, formato variável (redondo, oval ou alongado), entre 20 e 25 cm de diâmetro, casca espessa, lisa, enrugada ou apresentando nervuras em forma de rede, e cor da casca variando do verde ao amarelo. Sua polpa carnosa e suculenta, com muitas sementes, também varia segundo o tipo, havendo melões amarelados, esverdeados e esbranquiçados. No Brasil, a região Nordeste é, atualmente, um dos grandes celeiros produtores de frutas do país, destacando-se, no caso dos melões, os Estados do Rio Grande do Norte e do Ceará, com quase dois terços da produção total, e os Estados de Pernambuco e da Bahia, com quase um terço da produção.
ORIGEM: Ásia e África.
COMPOSIÇÃO
Quantidade por Porção........................................... % VD (*)
Valor Energético....... 21,4 Kcal = 90 Kj........................ 1
Carboidratos.................................. 4,7 g......................... 2
Proteínas........................................ 0,7 g......................... 1
Gorduras Totais............................ 0,0 g........................ 0
Gorduras Saturadas...................... 0,0 g....................... 0
Gorduras Trans. ............................0,0 g........................0
Fibra Alimentar .............................0,0 g .......................0
Cálcio.............................................. 10,1 mg................... 1
Ferro................................................ 0,7 mg................... 5
Sódio ...............................................19,4 mg................... 1
Fósforo............................................ nd........................... 0
Vitamina A..................................... nd............................ 0
Vitamina B1................................... nd............................ 0
Vitamina B2.................................. nd .............................0
Niacina ...........................................nd............................. 0
Vitamina C ....................................22,11 mg................ 49
* Valores Diários com base em uma dieta de 2.500 Kcal ou 8.400 Kj seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
*ND = Não Disponivel

Fonte:
Wikipédia
Portalsaofrancisco.com.br
Jardineiro.net
Fotos: Valter Jacinto, Silvestre Silva

Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário