PLANTAS MEDICINAIS

As plantas consideradas medicinais, contém substâncias bio-ativas com propriedade terapêuticas, profilática e paliativa, conhecidas desde os tempos remotos. Essas plantas são utilizadas pela medicina atual, chamada fitoterápia e suas propriedades são estudadas nos laboratórios farmacêuticos, a fim de isolar as substâncias que lhe conferem propriedades curativas. Muitas destas plantas são venenosas ou tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Toda a planta, mesmo alimentícia, pode ser potencialmente tóxica dependendo da dosagem.

PASSE O CURSOR SOBRE A FOTO PARA LER (NÃO CLIQUE)

TEMÁTICA

As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia). Entretanto, a planta “in natura” ou pré porcessada utilizada pela população sem recomendação médica é uma prática denominada “Medicina Popular” e obviamente tem seus riscos, como a dificuldade em se estabelecer dose, posologia e, em alguns casos, a verdadeira identidade de algumas espécies.

Desta forma, este espaço apresenta o uso das plantas medicinais como alternativa terapêutica e para tanto, deve ser acompanhada por um profissional da saúde.



LED Scroller Generator

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico, apenas informativa. Consulte sempre um profissional da saúde para qualquer tipo de informação.

26 de ago. de 2009

CEREJA - Prunus avium L - Propriedades Medicinais - 32


Flor

Fruto




Cerejeira
CEREJA
FAMÍLIA: Rosaceae
NOME CIENTÍFICO
Prunus avium L. (cereja doce) e Prunus cerasus L. (cereja ácida). CEREJA
NOME POPULAR
cereja-dos-passarinhos, cereja galega, Inglaterra-sweet chery
PARTE USADA: Fruto
PRINCÍPIO ATIVO: Vitaminas A,B1, B5 e C, saiis minerais
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
depurativa, remineralizante, diurética, anti-reumática, eleva as defesas, sedativo nervoso, laxativo, regulador gástrico.
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
A cerejeira é uma planta arbórea, que produz frutos pequenos, arredondados, de coloração variável do quase incolor com traços amarelos ao vermelho escuro.
A cerejeira é uma planta cujo cultivo deve ser realizado em regiões frias, visto que os cultivares mais importantes necessitam de 800 a 1000 horas de frio para produzirem satisfatoriamente. Com ideais, são considerados aquelas áreas com invernos frios e chuvosos e verões secos e amenos.
Cerejeira é o nome dado a várias espécies de árvores, algumas frutíferas, outras produtoras de madeira nobre. Estas árvores classificam-se no sub-género Cerasus incluído no géneroPrunus (Rosaceae). Os frutos da cerejeira são conhecidos como cerejas, algumas delas comestíveis. A cerejeira foi introduzida na Europa, sendo que é uma planta originária da Ásia.
As cerejas são frutos pequenos e arredondados que podem apresentar várias cores, sendo o vermelho a mais comum entre as variedades comestíveis. A cereja-doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A cereja-ácida ou ginja, de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas, como o Kirsch, oCherry e o Marasquino.

ORIGEM
A cerejeira é uma planta originária da Ásia, foi introduzida acerca de 20 séculos na Europa
COMPOSIÇÃO
100 g contêm, em média:
Glicídios (g) ...................................................22
Proteínas (g)................................................... 1
Lipídios (g)...................................................... 0
Fibras alimentares (g)................................... 2
Vitaminas Vitamina A1 (mg)...................... 10
Vitamina B1 (mg) .........................................50
Vitamina B2 (mg)......................................... 10
Vitamina B3 (mg) ...........................................0
Vitamina C (mg) ...........................................15
Minerais Sódio (mg)..................................... 46
Potássio (mg) ..............................................324
Cálcio (mg).................................................... 40
Fósforo (mg)................................................. 30
Ferro (mg) ......................................................1
Conteúdo energético (kcal) ........................96
INDICAÇÃO E MODO DE USAR
1.Nutricional: Uma xícara de cerejas doces picadas contém cerca de 140 calorias, 20 mg de vitamina C e 500mg de potássio. Quando em conserva, estes nutrientes são reduzidos
2.É alcalinizante, remineralizante, combate a desinteria, e eficaz contra a arteriosclerose.
3.é muito depurativa, remineralizante, diurética, anti-reumática, eleva as defesas, sedativo nervoso, laxativo, regulador gástrico.
4.O óleo que se extrai ao comprimir a semente foi tradicionalmente usado para o reumatismo
5.A vitamina A que lhe dá a cor característica torna boa para a visão.
PRECAUÇÕES
A cereja é rica em tanino e se consumida em excesso (mais de 300g por dia) pode provocar lesões estomacais. Folhas, hastes e sementes são tóxicas e podem causar falta de ar, dilatação das pupilas e convulsões.
LAVAGEM DO FRUTO
Para lavar, use uma bacia com 2 litros de água e 3 gotas de detergente. Deixe mergulhado durante 3 minutos. Depois lave com esponja e enxágue bastante. Por último, coloque o alimento numa mistura de 1 litro de água e 1 colher de água sanitária. Espere 5 minutos, enxágue e seque bem antes de armazená-lo. Assim você diminuirá o risco de contaminação por bactérias.
.hortifrutigranjeiros.com.brérias.
www.delicifrutas.pt
Wikipédia
www.todafruta.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário