PLANTAS MEDICINAIS

As plantas consideradas medicinais, contém substâncias bio-ativas com propriedade terapêuticas, profilática e paliativa, conhecidas desde os tempos remotos. Essas plantas são utilizadas pela medicina atual, chamada fitoterápia e suas propriedades são estudadas nos laboratórios farmacêuticos, a fim de isolar as substâncias que lhe conferem propriedades curativas. Muitas destas plantas são venenosas ou tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Toda a planta, mesmo alimentícia, pode ser potencialmente tóxica dependendo da dosagem.

PASSE O CURSOR SOBRE A FOTO PARA LER (NÃO CLIQUE)

TEMÁTICA

As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia). Entretanto, a planta “in natura” ou pré porcessada utilizada pela população sem recomendação médica é uma prática denominada “Medicina Popular” e obviamente tem seus riscos, como a dificuldade em se estabelecer dose, posologia e, em alguns casos, a verdadeira identidade de algumas espécies.

Desta forma, este espaço apresenta o uso das plantas medicinais como alternativa terapêutica e para tanto, deve ser acompanhada por um profissional da saúde.



LED Scroller Generator

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico, apenas informativa. Consulte sempre um profissional da saúde para qualquer tipo de informação.

25 de set. de 2009

ABÓBORA - Cucurbita spp - Propriedades Medicinais - 43






Flor





"Moranga"

Plantação
ABÓBORA
FAMÍLIA: Cucurbitaceae
NOME CIENTÍFICO: Cucurbita spp
NOME POPULAR
Abóbora, aboboreira, abobra, jerimum, jerimunzeiro, abobrinha-italiana, abobrinha-de-tronco, abóbora-menina, abóbora-amarela, abóbora-da-guiné, abóbora-de-carne-branca
PARTE USADA
Folhas, flores, sementes, polpa
PRINCÍPIO ATIVO
Vitaminas e sais minerais(ver composição)
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
Anti-helmíntica, antiinflamatória, diurética, emoliente, rica em vitamina A.
INDICAÇÃO
Erisipela, febres , dores e inflamações em geral, queimaduras, verminoses, anemia, cegueira noturna (avitaminose A), náuseas, vômitos, seborréia e acne.
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
1.Característica da Planta
Planta de ciclo anual, caule herbáceo rastejante, provido de gavinhas e raízes adventícias. Apresenta folhas cordiformes ou reniformes, de coloração verde-escura e com áreas prateadas. O produto de importância econômica são os frutos, que podem ultrapassar 50 cm de comprimento e, dependendo da variedade, apresentam formato achatado, alongado com o chamado "pescoço", ovóides, esféricos ou cilíndricos. Podem ser consumidos verdes ou maduros.
2.Flor
Apresenta flores masculinas e femininas separadamente (planta monóica), de tamanho relativamente grande e coloração amarelo-vivo. As flores femininas possuem o ovário bem destacado, antecipando o formato do fruto.

3.Sementes
As sementes de abóbora, também conhecidas como pevides, são sementes verde-escuras, achatadas. Algumas estão envolvidas num casca amarela esbranquiçada, apesar de algumas variedades de abóbora produzirem sementes sem casca. As sementes de abóbora têm uma textura maleável e mastigável e um sabor discretamente suave, semelhante ao da noz.
Enquanto as sementes de abóbora tostadas são provavelmente mais conhecidas pelo seu papel como uma típica guloseima do Dia das Bruxas, estas sementes são tão deliciosas e nutritivas que podem ser apreciadas durante todo o ano. Tal como a meloa e o pepino, a abóbora e as sementes de abóbora pertencem à família das cabaças ou Cucurbitaceae.

COMPOSIÇÃO
100 g contêm, em média:
Macrocomponentes
Glicídios (g)............................................................. 9
Proteínas (g)........................................................... 1
Lipídios (g).............................................................. 0
Fibras alimentares (g)........................................... 1
Vitaminas
Vitamina A1 (mg).............................................. 100
Vitamina B1 (mg)................................................. 33
Vitamina B2 (mg)................................................ 59
Vitamina B3 (mg).................................................. 0
Vitamina C (mg).................................................... 3
Minerais
Sódio (mg)............................................................ 32
Potássio (mg)..................................................... 191
Cálcio (mg)........................................................... 12
Fósforo (mg)........................................................ 27
Ferro (mg)............................................................. 0
Conteúdo energético (kcal) 46

MODO DE USAR
Pode ser consumida em diferentes formas: saladas, cozidos, refogados, sopas, curau, purê, pães, bolos, pudins e doces.
Sementes
Podem ser torradas e consumidas como aperitivo, é nutriente, especialmente em Ferro. Modo de preparo: Lave bem as sementes, seque=as em um pano limpo ou papel absorvente, tempere com sal e leve ao forno quente por cerca de 40 minutos. Mexer regularmente para que fiquem torradas por igual
ww.alimentacaosaudavel.org
www.agrov.com
www.jardineiro.net ,
www.ceasacampinas.com.br

Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário