PLANTAS MEDICINAIS

As plantas consideradas medicinais, contém substâncias bio-ativas com propriedade terapêuticas, profilática e paliativa, conhecidas desde os tempos remotos. Essas plantas são utilizadas pela medicina atual, chamada fitoterápia e suas propriedades são estudadas nos laboratórios farmacêuticos, a fim de isolar as substâncias que lhe conferem propriedades curativas. Muitas destas plantas são venenosas ou tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Toda a planta, mesmo alimentícia, pode ser potencialmente tóxica dependendo da dosagem.

PASSE O CURSOR SOBRE A FOTO PARA LER (NÃO CLIQUE)

TEMÁTICA

As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia). Entretanto, a planta “in natura” ou pré porcessada utilizada pela população sem recomendação médica é uma prática denominada “Medicina Popular” e obviamente tem seus riscos, como a dificuldade em se estabelecer dose, posologia e, em alguns casos, a verdadeira identidade de algumas espécies.

Desta forma, este espaço apresenta o uso das plantas medicinais como alternativa terapêutica e para tanto, deve ser acompanhada por um profissional da saúde.



LED Scroller Generator

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico, apenas informativa. Consulte sempre um profissional da saúde para qualquer tipo de informação.

15 de set. de 2009

BRÓCOLIS-Brassica oleracea var.Itálica Plenck-Propriedades Medicinais-38




Flores




BRÓCOLIS
FAMÍLIA: Brassicaceae ( crucíferas)
NOME CIENTÍFICO:Brassica oleracea var.Itálica Plenck
NOME POPULAR:
Brócolos, brocos, couve-brocolo
PARTE USADA: Folhas e flores
PRINCÍPIOS ATIVOS
Ácido fólico, betacarotêno, flavanoides, indols, isotiocianatos, Ferro, Cálcio, Zinco e fibras.
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
O brócolis ajuda a prevenir e a tratar a anemia, protege contra o câncer de pulmão, do cólo e mama, é rico em antioxidantes betacaroteno e vitaminas C e E, protegendo contra doenças do coração, derrame e catarata. Além disso, apresenta boas quantidades de fibras, que ajudam a reduzir as taxas de colesterol.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS
*Além de nutritivo, o brócolis parece também proteger contra muitos tipos de câncer. Ao longo dos últimos 20 anos, diversos estudos revelaram que o índice de incidência do câncer do cólon, das mamas, do colo do útero, dos pulmões, da próstata, do esôfago, da laringe e da bexiga entre as pessoas que comem grandes quantidades de brócolis é significativamente reduzido.
*Algumas substâncias presentes no brócolis bloqueiam a ação de hormônios que estimulam a evolução dos tumores, enquanto outras inibem o crescimento destes, ou fomentam a ação de enzimas protetoras.
*O brócolis também tem um alto teor de bioflavonóides e outros antioxidantes. Essas substâncias protegem as células contra as mutações e os danos provocados por moléculas instáveis.
*O brócolis contém vitaminas e minerais essenciais em abundância. Uma xícara de brócolis cozido contém somente 40 calorias. Por outro lado, essa ação proporciona quase o dobro da RDA (Ingestão Dietética Recomendada) de vitamina C e um terço a mais da RDA de vitamina A e de folato.
*Além disso, uma xícara de brócolis contém 130 mg de cálcio, 1,2 mg de ferro e 5 g de proteínas. Como essa quantidade de brócolis cozido também contém 2,5 g de fibras e de laxativos naturais, este legume é recomendado para prevenir prisão de ventre.
*O brócolis pode ser adquirido durante o ano todo na maioria dos supermercados e feiras. O congelado tem o mesmo valor nutritivo do fresco. Quando as flores do brócolis começam a ficar amareladas, a verdura já passou do ponto e fica menos nutritiva.

DESCRIÇÃO BOTÂNICA
Planta herbácea, apresenta folhas com limbo lobado na base e bordos mais ondulados. Durante a fase vegetativa assemelha-se à couve-flor; posteriormente produz uma inflorescência central de coloração verde, pouco compacta, e numerosas inflorescências laterais, bem menores, originadas nas axilas foliares. No ponto de consumo, essas inflorescências são verdes mas, dependendo da forma de cultivar, podem ser roxas ou brancas.
Apresentam flores imperfeitas de coloração amarela, com formato de sino, reunidas numa inflorescência do tipo capítulo

COMPOSIÇÃO
Cada 100g de brócolis cozido contém:
Quantidade.................................... (100)
Energia (kcal)................................... 28,0
Carboidrato (g)................................... 5,07
Proteína (g) .........................................2,99
Gordura (g)......................................... 0,35
Fibra (g) ...............................................3,0
Vitamina A (RE) ..............................138,8
Vitamina C (mg)................................. 74,6
Cálcio (mg).......................................... 46,0
Ferro (mg) ............................................0,84
Ácido fólico (mcg)............................... 50,0
RECOMENDAÇÕES
O excesso de cozimento libera compostos de enxofre de odor desagradável.
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

Fonte:
www.segs.com.br
portalsaofrancisco.com.br
Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário