PLANTAS MEDICINAIS

As plantas consideradas medicinais, contém substâncias bio-ativas com propriedade terapêuticas, profilática e paliativa, conhecidas desde os tempos remotos. Essas plantas são utilizadas pela medicina atual, chamada fitoterápia e suas propriedades são estudadas nos laboratórios farmacêuticos, a fim de isolar as substâncias que lhe conferem propriedades curativas. Muitas destas plantas são venenosas ou tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Toda a planta, mesmo alimentícia, pode ser potencialmente tóxica dependendo da dosagem.

PASSE O CURSOR SOBRE A FOTO PARA LER (NÃO CLIQUE)

TEMÁTICA

As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia). Entretanto, a planta “in natura” ou pré porcessada utilizada pela população sem recomendação médica é uma prática denominada “Medicina Popular” e obviamente tem seus riscos, como a dificuldade em se estabelecer dose, posologia e, em alguns casos, a verdadeira identidade de algumas espécies.

Desta forma, este espaço apresenta o uso das plantas medicinais como alternativa terapêutica e para tanto, deve ser acompanhada por um profissional da saúde.



LED Scroller Generator

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico, apenas informativa. Consulte sempre um profissional da saúde para qualquer tipo de informação.

1 de set. de 2009

GUARANÁ - Paullinia cupana Kunth-Propriedades Medicinais - 36






Flor

Detalhe do fruto

Ramo com o fruto

Planta
GUARANÁ
FAMÍLIA: Sapindaceae
NOME CIENTÍFICO: Paullinia cupana Kunth
NOME POPULAR
Guaraná , uaraná, narana, guaranauva, guaranaina, guaraná-da-amazônia
PARTE USADA: Semente (em pó)
PRINCÍPIOS ATIVOS
Cafeína, óleo fixo, resina, ácidos, amido, tanino, saponina, teofilian, alantoína.
PROPRIEDADES TERAPÊUICAS
Tônico estomacal, energético, afrodisíaca, aperiente
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS
Dispepsia, flatulência, diarréia, gases e prisão de ventre
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
A1) inflorescencia do ramo ; A2) fruto na capsula; A3) ovário triocular
Trepadeira de caule sulcado com casca escura, que pode atingir grande porte. Folhas compostas por s foliolos. Flores brancas agrupadas ao longo do caule.
O fruto de coloração avermelhada. Apresenta-se entreaberto, quando maduro, exibindo sementes negras com arilo branco e espesso, que lembram pequenos "olhos”
O guaraná é fruto de uma trepadeira. Quando cresce no interior das matas, dependendo das condições de luz, pode se associar a grandes árvores e conviver num intrincado mundo de Aipos, galhos e folhas, chegando a subir bem alto. Por outro lado, quando cresce em local aberto e ensolarado, o guaraná permanece rasteiro. Tanto num caso como noutro, as folhas características da trepadeira do guaraná são acentuadamente verdes e seus muitos frutinhos se aglomeram em compridos cachos.


"Sementes e Guaraná em Pó"
1.Sementes permanecem com arilo branco mesmo depois de descascadas
2.Guaraná em pó após a moagem das sementes torradas
3.Sementes torradas, após remoção do arilo pela lavagem em água
ORIGEM
Nativo da floresta amazônica
COMPOSIÇÃO
Em cada 100g de sementes secas
Elementos ..........................Quantidade
Cafeína................................... 3,16 %
Água....................................... 5,9%
Amido................................... 46 %
Ácido Tânico....................... 11,15 %
Fibra Vegetal....................... 2,91 %
Cálcio.................................. 104 mg
Ferro ....................................7,1 mg
Fósforo................................ 152 mg
Potássio............................... 618 mg
Tiamina............................... 0,66 mg
Vitamina A........................... 395 U.I.
INDICAÇÕES
1.Energético
O Guaraná é empregado como potente fator energético. Confere ao organismo ação vitalizante de bem estar. O seu uso diário é um preceito de complemento e higiêne alimentar, estimula as funções cerebrais, aumentando a capacidade intelectual.
2.Estimulante
Com seu uso diário a defesa orgânica se exalta e age contra os elementos causadores dos disturbios fisiológicos. É estimulante mas não leva à excitação, não alterando o ritmo normal do coração, remoçando o organismo e estabilizando a temperatura corporal.
3.Afrodisíaco
Faz restabelecer também as funções sexuais, chegando a ser considerado afrodisíaco por aqueles que dele fazem uso.
4.Problemas gastro-intestinais
É tido ainda como tônico estomacal, despertando o apetite, prevenindo e curando perturbações gastro-intestinais, como dispepsias, flatulências, diarréias, gases e prisão de ventre.
MECANISMO DE AÇÃO DO GUARANÁ
O guaraná contém substâncias estimulantes, em particular a cafeína, assim como grande quantidade de taninos, que tem ação sobre a função intestinal, servindo para tratar de diarréias. Pela presença de xantinas atua sobre a circulação promovendo uma vasodilatação por ação direta sobre a musculatura vascular.
As metil-xantinas tem um efeito pronunciado sobre o metabolismo celular, estimulando os processos químicos associados a musculatura e ao sistema nervoso central.
Sobre o músculo estriado tem ação a cafeína, que promove maior produção de ácido lático, aumentando o consumo de oxigênio e como conseqüência há uma contração muscular mais forte. Esses efeitos são associados a uma liberação espontânea prolongada de calor, a qual dura até depois do músculo relaxado.
Na totalidade de suas propriedades torna-se tônico eficaz, recuperando o organismo.
DOSAGEM E MODO DE USAR
*Usa-se de preferência antes do desjejum ou antes de iniciar qualquer esforço físico ou mental. Um colher de chá em meio copo de água. Deve-se misturar bem o guaraná com açúcar antes de adicionar a água. Uma a duas cápsulas duas vezes ao dia.
*10g ao dia, em infusão ou decocção. Ou uma colher de sopa do fruto em infusão, duas vezes ao dia.
CONTRA-INDICAÇÕES
O guaraná por se tratar de um fitoterápico estimulante é contra-indicado em casos de úlcera péptica ativa e hipertensão. A cafeína existente no guaraná pode causar úlcera péptica em pacientes suscetíveis.
Em relação ao seu uso durante a gestação e lactação não existem referências na literatura consultada, por isto em caso de dúvidas em relação a sua ingestão consulte seu médico.
PRECAUÇÕES
Indivíduos sensíveis à cafeína, ingerir o guaraná junto com alimentos.
Portadores de problemas cardíacos e hipertensos devem usa-lo sob orientação médica.
Em caso de hipersensibilidade ao guaraná, recomenda-se descontinuar o uso.
Fonte:
Dr. Luis Carlos Leme Franco (Curitiba, PR), abril 2006.
Rosa Lúcia Dutra Ramos, Bióloga (Porto Alegre, RS)
ednatureza.com.br
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

Um comentário:

  1. • Olá!
    Somos uma empresa, que entra no segmento de Produtos Naturais e Óleos vegetais 100% puros , extraídos na AMAZÔNIA (óleo de copaíba, óleo de andiroba, entre outros) , temos um variado estoque de produtos, todos da mais alta qualidade, e a preços altamente convidativos.(Temos preços ótimos pra fracionar, solicite a nossa tabela com preços e produtos).
    Acesse e D’Amazônia Naturais http://www.damazonianaturais.com.br/ervas_medicinais.html e compre online! Enviamos via Correio para todo o Brasil inclusive exterior!
    Para maiores esclarecimentos estamos à disposição.
    Telefones:
    (097) 98402 3608 – CLARO e WHATSAPP
    (097) 99145 4639 - VIVO
    (097) 98117 0520 – TIM
    Endereços eletrônicos: naturais_humaita@hotmail.com
    BLOG: http://amazoniaversusnaturais.blogspot.com.br/

    Grata!
    Maria Gorett

    ResponderExcluir