PLANTAS MEDICINAIS

As plantas consideradas medicinais, contém substâncias bio-ativas com propriedade terapêuticas, profilática e paliativa, conhecidas desde os tempos remotos. Essas plantas são utilizadas pela medicina atual, chamada fitoterápia e suas propriedades são estudadas nos laboratórios farmacêuticos, a fim de isolar as substâncias que lhe conferem propriedades curativas. Muitas destas plantas são venenosas ou tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Toda a planta, mesmo alimentícia, pode ser potencialmente tóxica dependendo da dosagem.

PASSE O CURSOR SOBRE A FOTO PARA LER (NÃO CLIQUE)

TEMÁTICA

As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia). Entretanto, a planta “in natura” ou pré porcessada utilizada pela população sem recomendação médica é uma prática denominada “Medicina Popular” e obviamente tem seus riscos, como a dificuldade em se estabelecer dose, posologia e, em alguns casos, a verdadeira identidade de algumas espécies.

Desta forma, este espaço apresenta o uso das plantas medicinais como alternativa terapêutica e para tanto, deve ser acompanhada por um profissional da saúde.



LED Scroller Generator

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico, apenas informativa. Consulte sempre um profissional da saúde para qualquer tipo de informação.

11 de out. de 2009

AÇAÍ - Euterpe oleracea Mart.- Propriedads Medicinais - 51




FAMÍLIA: Palmae
NOME CIENTÍFICO: Euterpe oleracea Mart.
NOME POPULAR: Açaí , açaí-do-pará, açaizeiro
PARTE USADA:Fruto
PRINCÍPIO ATIVO
É rico em proteínas, fibras, lipídeos, vitamina E e minerais, além de apresentar elevado teor de pigmentos antocianinas
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
Tem um teor considerável de proteínas e antioxidantes favorecendo a nutrição e a conservação dos tecidos do organismo.O açaí é fonte de antocianinas, pigmentos naturais, pertencentes à família dos flavonóides e responsáveis pela coloração do açaí e por seu poder antioxidante
ESTUDOS REVELAM QUE A POLPA DO AÇAÍ CONTÉM:
1.Uma formidável concentração de antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento prematuro, contendo um volume 10-30 vezes maior de antocianinas (antioxidantes roxos) se comparado ao vinho tinto.
2.A antocianina é conhecida por suas potentes propriedades terapêuticas entre os quais inclui-se o tratamento de retinopatia diabética e de doença fibrocística da mama em seres humanos. Entre os potenciais efeitos fisiológicos das antocianinas incluem-se agentes radioprotetores, químioprotetores, vasoprotetores e antiinflamatórios.
3.A principal antocianina no Açaí é a cianidina-3 glucosídeo. A cianidina-3 - glucosídeo é comprovadamente 3.5 vezes mais forte do que Trolox (análogo da vitamina E).
Uma sinergia de gorduras monoinsaturadas (saudáveis), fibras alimentares e fitoesteróis, que contribuem para o sistema cardiovascular e a saúde do trato digestivo.
4.Um complexo essencial quase perfeito de aminoácidos juntamente com valiosas substâncias minerais, vitais à adequada contração e regeneração musculares.
5.Fitoesteróis valiosos. Os Esteróies são componentes de membranas de células vegetais que oferecem inúmeros benefícios ao organismo humano, entre eles, a redução da colesterolemia.
Os esteróis vem atualmente sendo usados no tratamento de sintomas associados à hiperplasia benigna da próstata.
6.Provas preliminares sugerem que beta-sitosterol (o esterol predominante no Açaí) possa ajudar na prevenção da fraqueza imunológica resultante de grave estresse físico.
7.Boa fonte de fibras, o açaí contém 2.0 gramas de fibra alimentar em uma porção.
As fibras promovem um sistema digestivo saudável. Acredita-se que o baixo teor de fibras na dieta americana seja fator que contribui para a alta incidência de câncer e de doenças cardíacas. Fibras solúveis podem ajudar a reduzir o colesterol sangüíneo; e acredita-se que fibras insolúveis possam ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer.
8.60% Oléico (Ômega 9), ácido graxo monoinsaturado essencial, que auxilia na redução dos níveis do LDL (colesterol ruim) enquanto mantém os do HDL (colesterol bom).
12% Linoléico (Ômega 6), ácido graxo poliinsaturado essencial, que comprovadamente reduz os níveis tanto do LDL quanto do HDL.
9.Ácidos graxos ajudam no transporte e absorção de vitaminas lipossolúveis, i.e., Vitaminas A, E, D, e K .
A taxa de ácido graxo do Açaí assemelha-se à do azeite de oliva, a qual se acredita seja um fator que contribui para a baixa incidência de doença coronariana nas populações mediterrâneas.
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
A palmeira do açaí nasce em touceiras com cerca de 6 troncos, que são ligeiramente curvos. Pode atingir altura de até 25 m, possui caule de 15 a 25 cm de diâmetro e ocorre geralmente formando touceiras. Cada tronco dá até quatro cachos com frutos. É uma planta que prefere os terrenos alagados e áreas úmidas. Por isso sua ocorrência é mais freqüente nas margens dos rios, como o Amazonas. Conhecida pelos indígenas como "içá-çai" ou a fruta que chora.
Os vários tipos de açaizeiro foram definidos de acordo com a coloração dos frutos, formas da inflorescência e cacho, número de frutos por cacho e diâmetro dos frutos, o que resultou em diversas denominações como açaí-roxo ou preto, açaí-branco, açaí-açu, açaí-espada, açaí-sangue-de-boi, entre outros.
FRUTOS
Os frutos são do tipo baga com 1 a 1,5 cm de diâmetro de cor violácea tornando-se quase negros depois de maduros. As áreas de cultivo e de manejo, que apresentam níveis satisfatórios de produtividade, alcançam cerca de 8 toneladas por hectare de frutos por ano.
ORIGEM
Amazônia brasileira. Várzeas e margens dos rios da região amazônica.
COMPOSIÇÃO
Valor Nutricional (Composição em 100g de polpa)
Lipídios:...................................... 4,79g
Carboidratos:............................. 2,28g
Proteínas:.................................. 0,86g
Antocianina:............................ 196mg
Fibras:........................................ 2,91g
Calorias:........................................ 247
Proteínas:.................................. 3,80g
Fibra: .......................................16,90g
Cálcio:.................................118,00mg
Ferro: ..................................58,00mg
Vit.B1: ..................................11,80mg
Vit.B2:................................... 0,36mg
Vit.C:..................................... 0,01mg
Porção de 67 g (1/2 copo = 200ml)
Quantidade por Porção % VD ( * )
Valor Enegético.... 182,2 Kcal = 765,4 Kj .............9
Carboidratos ...................................24,8 g............. 8
Proteínas ...........................................2,7 g............. 4
Gorduras Totais.............................. 8,0 g............ 15
Gorduras Satur............................... 0,0 g.............. 0
Gorduras Trans.............................. 0,0 g ..............0
Fibra Alimentar.............................. 2,0 g ...............8
Cálcio........................................... 79,1 mg............... 8
Ferro............................................. 8,0 mg............. 57
Sódio..................................................... nd............... 0
Fósforo......................................... 0,3 mg................ 0
Vitamina A ..........................................nd................ 0
Vitamina B1 ..........................0,2412 mg.............. 20
Vitamina B2 ..........................0,0067 mg................ 1
Niacina..................................... 0,268 mg................ 2
Vitamina C................................. 6,03 mg.............. 13
*Valores Diários com base em uma dieta de 2.500 Kcal ou 8.400 Kj seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
*ND = Não Disponivel
MODO DE USAR
Seu sumo é muito consumido como suco ou pirão e cujo gomo terminal constitue o palmito. Assim pode ser consumido na forma de bebidas funcionais, doces, geléias e sorvetes.
Fontes:
Wikipedia.pt.com,ematerrondonia.com.br,emporiovillaborghese.com.br,polifruta.com.br,escolasaofrancisco.com.br
Formatação e pesquisa: HRubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário