PLANTAS MEDICINAIS

As plantas consideradas medicinais, contém substâncias bio-ativas com propriedade terapêuticas, profilática e paliativa, conhecidas desde os tempos remotos. Essas plantas são utilizadas pela medicina atual, chamada fitoterápia e suas propriedades são estudadas nos laboratórios farmacêuticos, a fim de isolar as substâncias que lhe conferem propriedades curativas. Muitas destas plantas são venenosas ou tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Toda a planta, mesmo alimentícia, pode ser potencialmente tóxica dependendo da dosagem.

PASSE O CURSOR SOBRE A FOTO PARA LER (NÃO CLIQUE)

TEMÁTICA

As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia). Entretanto, a planta “in natura” ou pré porcessada utilizada pela população sem recomendação médica é uma prática denominada “Medicina Popular” e obviamente tem seus riscos, como a dificuldade em se estabelecer dose, posologia e, em alguns casos, a verdadeira identidade de algumas espécies.

Desta forma, este espaço apresenta o uso das plantas medicinais como alternativa terapêutica e para tanto, deve ser acompanhada por um profissional da saúde.



LED Scroller Generator

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico, apenas informativa. Consulte sempre um profissional da saúde para qualquer tipo de informação.

7 de out. de 2009

CHUCHU - Sechium edule - Propriedades Medicinais - 50





Flor

Corte



Fruto maduro

Chuchuzeiro (vejas as flores, folhas e fruto imaturo)
CHUCHU
FAMÍLIA: cucurbitáceas
NOME CIENTÍFICO: Sechium edule
NOME POPULAR: Chuchu, machucho
PARTE USADA:Frutos
PRINCÍPIO ATIVO
Vitaminas A, C, B1, B2 e B3 e de sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio.
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
Este alimento é muito importante, principalmente, na alimentação dos bebês, pois estes precisam de quantidades maiores de minerais e niacina para o seu desenvolvimento e fortalecimento. Além disso, o chuchu também ajuda a promover o crescimento, contribui para a saúde da pele e estimula o apetite.
INDICAÇÃO
1.Rico em fibras, desempenhando um importante papel no funcionamento dos intestinos
2.Diurético, é recomendado para o tratamento da pressão arterial alta e tem efeitos diuréticos.
3.Crescimento: Niacina, uma das vitaminas do Complexo B, que promove o crescimento, contribui para a saúde da pele e estimula o apetite.
4. Cálcio e Fósforo, que contribuem para a formação dos ossos e dentes e evitam a fadiga mental.
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
O chuchu é um fruto carnoso do tipo pepônio, originário do ovário inferior da flor
O chuchuzeiro é planta trepadeira que pode produzir por vários anos; possue ramas longas com até 15m. de comprimento onde apresentam gavinhas para sustentação no lugar onde trepa; das ramas saem folhas numerosas com formato de coração. As flores são amareladas e separadas em femininas e masculinas, distintas na mesma planta; a fecundação da flor é totalmente dependente da polinização de abelhas silvestes.
O fruto- chuchu - é suculento com forma alongada, cor branco-creme, verde-claro ou verde-escuro, liso ou enrugado, com ou sem espinhos.
Existem 3 grupos básicos (tipos) de chuchuzeiros segundo a coloração do fruto branca ou creme, verde-claro e verde-escuro.
Dentro dos grupos há variações no tamanho, formato, rugosidade e espinhos do fruto; o fruto verde-claro, pouco rugoso e sem espinhos, forma de pera e alongado é o preferido comercialmente.
ORIGEM: América Central
COMPOSIÇÃO
calorias ...........................(31)
proteínas.................... (0,9g.)
cálcio......................... (12mg.)
fósforo...................... (30mg.)
ferro........................ (0,6mg.)
Vit. A........................... (2ug.)
Vit. B2.................. (0,03mg.)
Vit. C ........................(20mg.)
RECOMENDAÇÕES
1.Lave numa bacia com 2 litros de água e 3 gotas de detergente. Deixe mergulhada durante 3 minutos. Enxágüe bastante.
2.Coloque os numa mistura de um litro de água e uma colher de água sanitária.. Espere 5 minutos.
3.Enxágüe para consumo imediato ou seque bem antes de armazená-los na geladeira. Assim, o consumidor reduz as chances de contaminação por bactérias.

Fonte: colegiosaofrancisco.com.br
Pesquisa e formatação:HRubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário