PLANTAS MEDICINAIS

As plantas consideradas medicinais, contém substâncias bio-ativas com propriedade terapêuticas, profilática e paliativa, conhecidas desde os tempos remotos. Essas plantas são utilizadas pela medicina atual, chamada fitoterápia e suas propriedades são estudadas nos laboratórios farmacêuticos, a fim de isolar as substâncias que lhe conferem propriedades curativas. Muitas destas plantas são venenosas ou tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Toda a planta, mesmo alimentícia, pode ser potencialmente tóxica dependendo da dosagem.

PASSE O CURSOR SOBRE A FOTO PARA LER (NÃO CLIQUE)

TEMÁTICA

As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia). Entretanto, a planta “in natura” ou pré porcessada utilizada pela população sem recomendação médica é uma prática denominada “Medicina Popular” e obviamente tem seus riscos, como a dificuldade em se estabelecer dose, posologia e, em alguns casos, a verdadeira identidade de algumas espécies.

Desta forma, este espaço apresenta o uso das plantas medicinais como alternativa terapêutica e para tanto, deve ser acompanhada por um profissional da saúde.



LED Scroller Generator

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico, apenas informativa. Consulte sempre um profissional da saúde para qualquer tipo de informação.

15 de out. de 2009

PEPINO - Cucumis sativus L - Propriedades Medicinais - 56

Flor
Fruto
Fatiado
Fruto maduro
Plantação de pepinos
FAMÍLIA: Cucurbitáceas
NOME CIENTÍFICO: Cucumis sativus L
NOME POPULAR
Pepino, concombre em francês, cucumber em inglês, cetriolo em italiano, gurke em alemão, e pepino em espanhol.
PARTE USADA:Fruto
PRINCÍPIO ATIVO
Vitaminas A, B, C e K, flúor, potássio, fósforo, cálcio, sódio, silíca, enxofre, cloro, manganês e ferro.
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
Antiinflamatório, calmante digestivo, diurético e refrescante.
INDICAÇÃO
*Bom para tendinite, para rejuvenescer os músculos e é ótimo para a pele.
*Misturado em forma de suco com cenouras e alface ou espinafre ele ajuda no crescimento de unhas e cabelos, prevenindo sua queda.
*Tomar o suco regularmente para manter a aparência jovem.
* Atuação sobre a acne, artrite, distúrbios renais, eczema, febre, excesso de peso, pressão alta ou baixa, queda de cabelo e retenção de fluido.
*Pela vitamina A presente; tem atuação sobre cegueira noturna, pele seca e áspera, fadiga, perda de olfato e apetite. (ver cenoura)
*Pelo potássio encontrado; tem atuação na arritmia, nos rins intoxicados, sobre o nervosismo, pressão alta e na fraqueza geral do organismo.
*Atua contra o ácido úrico, os cálculos renais ou de vesícula (vesicais), a gota, reumatismos, prisão de ventre crônica e aumenta a diurese, intestino, estômago, fígado e úlcera.
*Em forma de suco combate as impurezas da pele e em forma de salada estimula o apetite e é refrescante.
*Redutor de açúcar presente no sangue - controle da diabete.
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
O pepineiro é uma planta herbácea, anual, com sistema radicular aprumado e denso. Os caules podem ter crescimento postrante ou trepador devido à presença de gavinhas não ramificadas, têm consistência herbácea, são de cor verde claro a verde médio e têm forma angulosa. As folhas de Pepino são simples, pentagonais, ou mais raramente, trilobadas de nervação palminérvia e de inserção alterna. A maioria das cultivares são monóicas ou ginóicas. As flores masculinas formam-se em grupos de 3 a 5 flores no mesmo nó enquanto que as flores femininas encontram-se solitárias no nó. A corola é constituída por 5 pétalas de cor amarela soldadas na base. As sépalas encontram-se parcialmente soldadas.
O fruto é um pepónio (Pepino), longo, com casca verde clara, com estrias e manchas escuras, polpa de cor clara e sabor suave, com sementes achatadas semelhantes às do melão
COMPOSIÇÃO
Água, potássio, enxofre e manganês, clorina e silício, vitaminas A e E.
MODO DE USAR
Tomar o suco de pepino ajuda no tratamento de impurezas da pele.
Fazer uma papa de pepino para usar como máscara de beleza para tirar manchas do rosto.
Para desaparecer a caspa deve-se aplicar na cabeça o suco (batido no liquidificador) de pepino
Pela grande quantidade de água no pepino, ele ajuda no controle da temperatura do corpo e os processos orgânicos,
PRECAUÇÕES
Quem possui estômago fraco deve consumir menos pepino, e com a casca, sempre mastigando bem.
Fonte: www.plantaservas.hpg.ig.com.br
Wikipedia.pt.com
loja.jardicentro.pt/product_info.php
Formatação e pesquisa:HRubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário