PLANTAS MEDICINAIS

As plantas consideradas medicinais, contém substâncias bio-ativas com propriedade terapêuticas, profilática e paliativa, conhecidas desde os tempos remotos. Essas plantas são utilizadas pela medicina atual, chamada fitoterápia e suas propriedades são estudadas nos laboratórios farmacêuticos, a fim de isolar as substâncias que lhe conferem propriedades curativas. Muitas destas plantas são venenosas ou tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Toda a planta, mesmo alimentícia, pode ser potencialmente tóxica dependendo da dosagem.

PASSE O CURSOR SOBRE A FOTO PARA LER (NÃO CLIQUE)

TEMÁTICA

As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia). Entretanto, a planta “in natura” ou pré porcessada utilizada pela população sem recomendação médica é uma prática denominada “Medicina Popular” e obviamente tem seus riscos, como a dificuldade em se estabelecer dose, posologia e, em alguns casos, a verdadeira identidade de algumas espécies.

Desta forma, este espaço apresenta o uso das plantas medicinais como alternativa terapêutica e para tanto, deve ser acompanhada por um profissional da saúde.



LED Scroller Generator

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico, apenas informativa. Consulte sempre um profissional da saúde para qualquer tipo de informação.

16 de out. de 2009

PIMENTÃO - Capsicum annuum L.- Propriedades Medicinais - 58

Flor
Fruto vermelho
Fruto verde

PIMENTÃO
FAMÍLIA: Solanaceae
NOME CIENTÍFICO: Capsicum annuum L.
NOME POPULAR
Pimenta-hispanicum, Pimenta-dos-jardins, Pimentão, Pimenta-da-guiné, Pimenta-da-índia, Peperone (nome na Itália)
PARTE USADA: Fruto
PRINCÍPIO ATIVO
Capsaicina, capsicina, capsicol (essência). Um óleo fixo. Uma matéria corante. Matérias resinosas, protéicas, Rico em fitobioquímicos, como os ácidos clorogênicos e Coumaric, preventivos contra o câncer. E uma excelente fonte de betacaroteno, vitamina C e silício, vitamina A.
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
Antintiflogístico, rubefaciente, resolutivo; usado como estimulante estomacal, como específico contra o enjôo do mar; empregado na incontinência urinária; como anti-hemorroidal. Externamente, a tintura é aplicada em fricções contra o reumatismo; esta planta constitui a base medicamentosa dos algodões ditos "termogêneos".
Das bagas vermelhas e pequenas, isolou-se: capsaicina, grande quantidade de vitamina C e P e, além disso, alfa e beta - caroteno (provitaminas A). As sementes não contém capsaicina. As cinzas atingem 8%.
O que da o sabor picante ao pimentão são as partes brancas internas, onde se localizam as sementes.
A capsaicina, a substância picante, irrita as terminações nervosas das mucosas, e pode provocar, pela sua aplicação repetida, intensa e duradoura anestesia perante numerosas substâncias químicas irritantes.
Excitante e digestivo, sobretudo os picantes. Ótimos no combate às dispepsias, gastrites e prisão-de-ventre. Destroem germes intestinais sem prejudicar a flora bacteriana normal e desinfetam a mucosa bucal e gástrica. Também são utilizados como descongestionantes nas hemorróidas e revulsivos no reumatismo e pleurisias.
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
Planta arbustiva, semiperene, mas cultivada como planta anual. Apresenta folhas de coloração verde-escura e com formato oval-lanceolado. Os frutos são do tipo baga, com formato que varia de cúbico a piramidal e se encontram, geralmente, em posição, geralmente, em posição pendente.
As flores são hermafroditas e localizam-se isoladamente nas axilas das folhas, sobre pedúnculos curtos. São pequenas, ao redor de 1 cm de diâmetro, e possuem pétalas brancas.
COMPOSIÇÃO
Valor nutricional
Cada 100 gramas de Pimento verde contém:
Calorias .................................................29kcal
Proteínas.................................................. 1,3g
Gorduras ..................................................0,1g
Vitamina A...................................... 2000 U.I.
Vitamina B1 (Tiamina)..................... 20 mcg
Vitamina B2 (Riboflavina)................ 30 mcg
Vitamina B5 (Niacina)........................ 20 mg
Vitamina C (Ácido ascórbico).......... 126 mg
Potássio ..............................................140 mg
Sódio .....................................................16 mg
Cálcio.................................................... 10 mg
Fósforo................................................. 25 mg
Ferro ..................................................0,5 mg
MODO DE USAR
Os frutos podem ser consumidos verdes ou maduros, crus em saladas, como condimento no preparo de molhos, assados ou cozidos
www.plantaservas.hpg.ig.com.br
portalsaofrancisco.com.br
Formatação e pesquisa:HRubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário