PLANTAS MEDICINAIS

As plantas consideradas medicinais, contém substâncias bio-ativas com propriedade terapêuticas, profilática e paliativa, conhecidas desde os tempos remotos. Essas plantas são utilizadas pela medicina atual, chamada fitoterápia e suas propriedades são estudadas nos laboratórios farmacêuticos, a fim de isolar as substâncias que lhe conferem propriedades curativas. Muitas destas plantas são venenosas ou tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Toda a planta, mesmo alimentícia, pode ser potencialmente tóxica dependendo da dosagem.

PASSE O CURSOR SOBRE A FOTO PARA LER (NÃO CLIQUE)

TEMÁTICA

As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia). Entretanto, a planta “in natura” ou pré porcessada utilizada pela população sem recomendação médica é uma prática denominada “Medicina Popular” e obviamente tem seus riscos, como a dificuldade em se estabelecer dose, posologia e, em alguns casos, a verdadeira identidade de algumas espécies.

Desta forma, este espaço apresenta o uso das plantas medicinais como alternativa terapêutica e para tanto, deve ser acompanhada por um profissional da saúde.



LED Scroller Generator

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico, apenas informativa. Consulte sempre um profissional da saúde para qualquer tipo de informação.

3 de fev de 2010

GROSELHA - Phyllantus acidus sp - Propriedades Medicinais - 74






FAMÍLIA: Euphorbiaceae
NOME CIENTÍFICO: Phyllantus acidus sp.
PARTE USADA:Frutos
PRINCÍPIO ATIVO
Ácido cítrico, pectina, matéria corante vermelha, málico, açúcar e outras matérias importantes.
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
Indicada principalmente para os diabéticos, mantém a elasticidade e a resistência dos vasos sanguíneos e ajuda a prevenir constipações e infecções intestinais. O seu sumo, diurético, também pode ser usado contra afecções intestinais e da pele e como fortalecedor das gengivas.
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
A groselheira é uma planta arbustiva, de até 6 m de altura, os frutos de cor amarelo-esverdeada, de 1,5 a 2,5 cm de diâmetro e com sulcos típicos. É uma planta subtropical, mas adapta-se aos tropicais e solos bem drenados. Propagada por sementes, podendo também ser multiplicada por estacas. Os frutos são ácidos, de casca lisa,. Distinguem-se duas espécies destas bagas: as negras que são aromáticas e as vermelhas que são ácidas.

ORIGEM: India e Madagascar.
COMPOSIÇÃO
Fruta de Verão, de reduzidas dimensões. Rica em vitaminas C, B2, B6 e E, a groselha possui bastante quantidade de ferro, cálcio, enxofre, cloro, magnésio e sódio..
MODO DE USAR
Os frutos são ácidos, de casca lisa, servindo para se fazer geléia e sucos, ou processados com pickles.
Na sua preparação, devem lavar-se as groselhas, separá-las dos cachos e consumi-las cruas, de preferência. Devido ao seu tamanho, normalmente, a groselha não é consumida ao natural, mas sim em doçarias e xaropes.
Fontes:
todafruta.com.br
livrodereceitas.com
brasiliatur.com.br
portalsaofrancisco.vom.br
Formatação e pesquisa:HRubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário