PLANTAS MEDICINAIS

As plantas consideradas medicinais, contém substâncias bio-ativas com propriedade terapêuticas, profilática e paliativa, conhecidas desde os tempos remotos. Essas plantas são utilizadas pela medicina atual, chamada fitoterápia e suas propriedades são estudadas nos laboratórios farmacêuticos, a fim de isolar as substâncias que lhe conferem propriedades curativas. Muitas destas plantas são venenosas ou tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Toda a planta, mesmo alimentícia, pode ser potencialmente tóxica dependendo da dosagem.

PASSE O CURSOR SOBRE A FOTO PARA LER (NÃO CLIQUE)

TEMÁTICA

As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia). Entretanto, a planta “in natura” ou pré porcessada utilizada pela população sem recomendação médica é uma prática denominada “Medicina Popular” e obviamente tem seus riscos, como a dificuldade em se estabelecer dose, posologia e, em alguns casos, a verdadeira identidade de algumas espécies.

Desta forma, este espaço apresenta o uso das plantas medicinais como alternativa terapêutica e para tanto, deve ser acompanhada por um profissional da saúde.



LED Scroller Generator

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico, apenas informativa. Consulte sempre um profissional da saúde para qualquer tipo de informação.

18 de fev. de 2011

AMENDOIM - Arachis hypogaea L - Propriedades Medicinais - 87









FAMILIA
Leguminosae
NOME CIENTÍFICO
Arachis hypogaea L.
NOME POPULAR
Alcagoita (sul de Portugal), aráquide, caranga, carango (Moçambique), jiguba, jinguba, mandubi, manobi, amendubi, amendo mepinda (Angola), mancarra (Cabo Verde e Guiné-Bissau). Em alemão é conhecido por Erdnuss, em espanhol por cacahuete, em francês por arachide e arachis e em inglês por peanut.
PARTE USADA
Fruto
PRINCÍPIO ATIVO
Proteínas, vitaminas, lipídios, carboidratos e sais mineirais.
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
Fortalece o sistema imunológico, nutriente e mineralizante
INDICAÇÕES
Prevenção de doenças cardiovasculares. Diminuição do colesterol e triglicérides. Equilíbrio metabólico e suprimento de vitamina E. Ação antioxidante.
COMPOSIÇÃO
Alem dos elementos já citados, encontramos:
A fração lipídica do amendoim é pobre em ômega 3, embora rica em monoinsaturados e ômega 6, 
É uma fonte significativa de agentes antioxidantes:
1.Resveratrol - um agente antioxidante, famoso pela sua presença nas uvas escuras e no vinho tinto. Tem reconhecido poder de retardar o envelhecimento das células
2.Vitamina E – um dos antioxidantes mais estudados, tem forte efeito contra a degeneração o envelhecimento das células. Trinta gramas de amendoim fornece cerca de 25% da recomendação diária.
3.Sitosterol - já testado e aprovado pela comunidade cientifica européia e norte-americana como coadjuvante na prevenção do câncer
CALORIAS
Cada 50 gramas de amendoim amarelo cru contém 280 calorias. Cada 50 gramas de amendoim cozido contém 112 calorias. Cada 200 gramas de amendoim japonês contém 470 calorias. Cada 50 gramas de amendoim torrado contém 285 calorias. Cada 50 gramas de amendoim caramelizado contém 240 calorias. Um copo de óleo de amendoim (200 ml) contém 1700 calorias.
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
Planta anual, herbácea, pubescente, ramificada, de porte geralmente ereto, que atinge ao redor de 50 cm de altura. As folhas são compostas de dois pares de folíolos ovóides, mas com a parte mais larga voltada para baixo. O amendoim possui um processo especial de frutificação denominado geocarpia, na qual uma flor aérea, após ser fecundada, produz um fruto subterrâneo. Os frutos são vagens de cor amarelo-palha, encerrando 1, 2, 3 ou mais sementes. Essas vagens podem estar revestidas por um película de coloração variável: roxa, vermelha, branca, castanha ou por uma combinação dessas cores.
As flores são hermafroditas, de cor amarela, às vezes com estrias vermelhas, agrupadas em número variável ao longo do ramo principal ou também dos ramos secundários.
O período de florescimento é bastante dilatado e após a fecundação ocorre o desenvolvimento em comprimento do ginóforo, órgão que sustenta o ovário, até que este penetre no solo, onde formará o fruto.
Amendoim
ORIGEM: Brasil
MODO DE USAR
Torrado e in natura
CONTRAINDICAÇÕES
Hipertensos devem restringir o consumo de amendoim com sal.
Diabéticos precisam ter atenção com derivados doces, tais como pé-de-moleque.


Formatação e pesquisa: HRubiales
pt.wikipedia.org
agrov.com
calorias.org
docelimao.com.br
cantoverde.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário