PLANTAS MEDICINAIS

As plantas consideradas medicinais, contém substâncias bio-ativas com propriedade terapêuticas, profilática e paliativa, conhecidas desde os tempos remotos. Essas plantas são utilizadas pela medicina atual, chamada fitoterápia e suas propriedades são estudadas nos laboratórios farmacêuticos, a fim de isolar as substâncias que lhe conferem propriedades curativas. Muitas destas plantas são venenosas ou tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Toda a planta, mesmo alimentícia, pode ser potencialmente tóxica dependendo da dosagem.

PASSE O CURSOR SOBRE A FOTO PARA LER (NÃO CLIQUE)

TEMÁTICA

As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia). Entretanto, a planta “in natura” ou pré porcessada utilizada pela população sem recomendação médica é uma prática denominada “Medicina Popular” e obviamente tem seus riscos, como a dificuldade em se estabelecer dose, posologia e, em alguns casos, a verdadeira identidade de algumas espécies.

Desta forma, este espaço apresenta o uso das plantas medicinais como alternativa terapêutica e para tanto, deve ser acompanhada por um profissional da saúde.



LED Scroller Generator

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico, apenas informativa. Consulte sempre um profissional da saúde para qualquer tipo de informação.

14 de fev. de 2011

SENE - Cássia angustfolia Vah - Propriedades Medicinais - 78





Folhas

Sementes


FAMILIA
Leguminosa
NOME CIENTÍFICO
Cássia angustfolia Vahl
NOME POPULAR
Sene-da-India; sene-de-alexandria (Cassia Senna L); sene-da-Espanha (Cassia abovata calladon) e sene-americana (Cassia marylandica L)
PARTES USADAS
Folhas e sementes
PRINCÍPIO ATIVO
Glicosídeos, flavanóides e mucilagens
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
Usado como laxante e purgante
Estimula a mobilidade do intestino grosso, aumentando o movimento peristáltico. É laxante, facilitando a emissão das fezes brandas sem dores ou cólicas, e purgante, provocando a evacuação de fezes liquidas e diarréicas em 6 horas após o uso.
INDICAÇÕES
Prisão-de-ventre, tanto emocional como crônica. É laxativa e purgativa. Restabelecimento dos movimentos peristálticos. Ação estimulante sobre os órgão abdominais, recobertos de fibras musculares lisas (útero e bexiga).
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
Arbusto pequeno com as folhas compostas de pares de folíolos e suas flores são amarelas, regulares, com sépalas livres. O fruto é uma vagem achatada contendo de 6 a 8 sementes.
Ficheiro:Koeh-264.jpg
ORIGEM
Arábia, costas do mar vermelho, África, atualmente é cultivado no Egito.

MODO DE USAR
USO INTERNO
INFUSÃO
10 g de folhas de sene com 150 ml de água fervente. Deixar sob infusão por 10 min, filtrar e tomar durante o dia.
SUCO
Uma colher de suco das folhas tomar 3 vezes ao dia.

CONTRAINDICAÇÃO
Pacientes idosos e debilitados. No caso de lactantes pode modificar e passar para o leite materno, tornando-o amargo. Não é indicado durante a gravidez.
Formatação: HRubiales
Fontes:
pt.wikipedia.org
Cantoverde.org
Naturezacelestial.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário