PLANTAS MEDICINAIS

As plantas consideradas medicinais, contém substâncias bio-ativas com propriedade terapêuticas, profilática e paliativa, conhecidas desde os tempos remotos. Essas plantas são utilizadas pela medicina atual, chamada fitoterápia e suas propriedades são estudadas nos laboratórios farmacêuticos, a fim de isolar as substâncias que lhe conferem propriedades curativas. Muitas destas plantas são venenosas ou tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Toda a planta, mesmo alimentícia, pode ser potencialmente tóxica dependendo da dosagem.

PASSE O CURSOR SOBRE A FOTO PARA LER (NÃO CLIQUE)

TEMÁTICA

As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia). Entretanto, a planta “in natura” ou pré porcessada utilizada pela população sem recomendação médica é uma prática denominada “Medicina Popular” e obviamente tem seus riscos, como a dificuldade em se estabelecer dose, posologia e, em alguns casos, a verdadeira identidade de algumas espécies.

Desta forma, este espaço apresenta o uso das plantas medicinais como alternativa terapêutica e para tanto, deve ser acompanhada por um profissional da saúde.



LED Scroller Generator

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico, apenas informativa. Consulte sempre um profissional da saúde para qualquer tipo de informação.

25 de mai. de 2014

PINHÃO - Araucaria angustifolia - Propriedade medicinal - 115








FAMILIA
Araucariáceas
NOME CIENTÍFICO
Araucaria angustifolia
NOME POPULAR
Pinho, pinheiro-do-paraná, pinheiro-brasileiro, pinheiro-caiová, pinheiro-das-missões e pinheiro-são-josé
PARTE USADA
Amêndoas
PRINCíPIO ATIVO
Pinhão sem casca
Quantidade100 gramas
Água (%)6
Calorias571,43
Proteína (g)10,71
Gordura (g)60,71
Ácido Graxo Saturado (g)9,64
Ácido Graxo Monoinsaturado (g)23,21
Ácido Graxo Poliinsaturado (g)26,07
Colesterol (mg)0
Carboidrato (g)17,86
Cálcio (mg)7,14
Fósforo (mg)35,71
Ferro (mg)3,21
Potássio (mg)635,71
Sódio (mg)71,43
Vitamina A (UI)35,71
Vitamina A (Retinol Equivalente)3,57
Tiamina (mg)1,25
Riboflavina (mg)0,21
Niacina (mg)4,29
Ácido Ascórbico (mg)3,58

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS 
*Afecções pulmonares 
Bronquites tanto asmáticas como catarrais ,Asma ,Traqueítes ,Tosses 
*Debilidade orgânica 
Diarréias, Disenterias, Fraqueza generalizada 
 DESCRIÇÃO BOTÂNICA 
Árvore com tronco reto, quase cilíndrico, casca grossa de até 10 centímetros de espessura, 10 a 35 metros de altura e 0,50 a 1,20 metro de diâmetro. A copa da árvore tem formato piramidal, em plantas jovens, e de taça, nas adultas. As acículas (folhas) são simples, alternas, espiraladas, lineares e lanceoladas, coriáceas, com 6 centímetros de comprimento por1 centímetro de largura e perenes.


Plantas dióicas, isto é, têm plantas que produzem flores masculinas e plantas com flores femininas. As flores masculinas são cilíndricas, alongadas, contêm escamas coriáceas e são produzidas nas extremidades dos ramos mais jovens.

As flores femininas, conhecidas popularmente como pinha, têm 10 a 20 centímetros de comprimento por 2 a 5 centímetros de diâmetro e são produzidas diretamente nos ramos primários que saem do tronco da árvore..


O vento é o principal responsável pela polinização das flores e, até o amadurecimento da pinha contendo sementes, pode demorar 2 anos. O período da produção de sementes varia um pouco em função das regiões : de março a setembro, no estado do Paraná; de abril a julho, nos estados de São Paulo e Santa Catarina e de abril a agosto, no Rio Grande do Sul. As plantas crescem e produzem bem em condições de temperatura amena a fria, tolera até -5º C, com boa disponibilidade de água no solo e boa fertilidade do solo. A propagação é feita por sementes. As sementes devem ser plantadas logo após a colheita, porque a sua capacidade de germinação diminui e pode perder completamente em torno de 120 dias depois. Para quebrar a dormência e melhorar a germinação das sementes, recomenda-se colocá-las imersas na água em temperatura ambiente por 24 horas e depois plantá-las. O plantio no campo pode ser por sementes e por mudas, obtidas em viveiros.
ORIGEM
 América do Sul, Brasil
MODO DE USAR
O pinhão pode ser cozido ou assado na brasa, onde o fogo deve agir lentamente para que a casca se abra e libere todas as qualidades de aroma e sabor.
Pinhão cozido

www.jardimdeflores.com.br
 www.frutas.radar-rs.com.br
www.festadopinhao.com
Formatação e pesquisa: Helio Rubiales

Nenhum comentário:

Postar um comentário