PLANTAS MEDICINAIS

As plantas consideradas medicinais, contém substâncias bio-ativas com propriedade terapêuticas, profilática e paliativa, conhecidas desde os tempos remotos. Essas plantas são utilizadas pela medicina atual, chamada fitoterápia e suas propriedades são estudadas nos laboratórios farmacêuticos, a fim de isolar as substâncias que lhe conferem propriedades curativas. Muitas destas plantas são venenosas ou tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Toda a planta, mesmo alimentícia, pode ser potencialmente tóxica dependendo da dosagem.

PASSE O CURSOR SOBRE A FOTO PARA LER (NÃO CLIQUE)

TEMÁTICA

As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia). Entretanto, a planta “in natura” ou pré porcessada utilizada pela população sem recomendação médica é uma prática denominada “Medicina Popular” e obviamente tem seus riscos, como a dificuldade em se estabelecer dose, posologia e, em alguns casos, a verdadeira identidade de algumas espécies.

Desta forma, este espaço apresenta o uso das plantas medicinais como alternativa terapêutica e para tanto, deve ser acompanhada por um profissional da saúde.



LED Scroller Generator

As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento e muito menos de diagnóstico, apenas informativa. Consulte sempre um profissional da saúde para qualquer tipo de informação.

12 de fev. de 2011

GARCINIA - Garcinia cambogia - Propriedades Medicinais -










FAMÍLIA:
Gutiferáceas (Clusiáceas)
NOME CIENTÍFICO: Garcinia cambogia
NOME POPULAR:
tamarindo do malabar, gamboge tree ou hattan yellow (inglês), Vrkshaamla, charaka ou kokam (Ayurvedica
PARTE USADA:
cascas secas dos frutos, frutos
PRINCÍPIO ATIVO
Ácido Hidroxicítrico (na forma de hidroxicitrato), AHC (ácido hidroxicítrico)
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
Hepática, diurética, hipocolesterolêmica, lipolítica. Reduz a absorção do colesterol e triglicérides. Aumentar a sensação de saciedade (diminuir a fome)
INDICAÇÃO
Obesidade, inibição de apetite, colesterol, triglicérides, lipídios polares. Uremia, problemas no fígado devido malária. É rica em fibras auxiliando o funcionamento do intestino. Como emagrecedor, diminui o desejo de comer doces e ajuda a absorver a gordura no sangue, melhorando os níveis de colesterol. Atua como inibidor de apetite, pela redução do hormônio orexina, a planta atua no centro da fome, diminuindo o apetite, sem agir no sistema nervoso central.
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
A Garcinia cambogia é uma pequena árvore originária das florestas da região do Camboja, Sul de África e Polinésia e cultivada na Índia e em países do Extremo Oriente. Na Índia, a Garcínia ou “Tamarindo do Malabar” é usada desde há centenas de anos, quer na Medicina Ayurvédica, quer na culinária tradicional, incluída na preparação do caril e na conservação de alimentos, sem qualquer registo de toxicidade. A Garcínia pertence à família das Gutiferáceas e as partes da planta mais utilizadas são a casca seca e polpa do fruto. O fruto da Garcínia tem, aproximadamente, o tamanho de uma laranja, parecendo-se, no entanto, com uma pequena abóbora.
ORIGEM
 Florestas do Camboja, sul da África e Polinésia


COMPOSIÇÃO
O Ácido Hidroxicítrico (na forma de hidroxicitrato) , cerca de 30%,  AHC (ácido hidroxicítrico) é muito semelhante ao ácido cítrico, substância que dá a característica ácida na laranja, limão e outras frutas cítricas; ,antocianósidos, compostos fenólicos (biflavonóides, xantonas, benzofenonas), sais minerais (na casca) e pectinas predominantemente na polpa
MODO DE USAR
INFUSÃO
Coloque 1 colher de chá do (pó Garcínia ) em um copo de água e dissolva o produto. Beber 3 vezes ao dia antes das principais refeições;
CAPSULAS
500 mg até 3 vezes ao dia ( uma hora antes das principais refeições);
FRUTO
Uremia, fígado.
CONTRAINDICAÇÃO
Contra indicado para gestantes, nutrizes e crianças. Em doses altas podem causar diarréia, cólica, náusea e vômito.


Fontes:
Rose Aielo Blanco
www.jardimdeflores.com.br

Um comentário:

  1. What a fantastic post ! it was absolutely actual informative.I attending advanced in account added of your assignment post, And accomplish you abiding that i will bookmark your post how ever i can appear a back latter.official website |does raspberry ketones work |does raspberry ketone really work

    ResponderExcluir